Enquanto patrocinadores oficiais do maior evento do ano estamos a preparar uma receção calorosa a todos aqueles que se interessam pelo mundo da tecnologia e o fazem crescer com ideias inovadoras, investindo no futuro. Com este panorama não podíamos estar mais orgulhosos. Falo, acima de tudo de nós, os portugueses.
Os olhos da Europa estão postos em nós e Lisboa vai ser o ponto de encontro entre novas tecnologias, investidores, novos serviços, profissionais, curiosos, miúdos e graúdos. Networking e Oportunidades são os dois pontos fortes deste evento.
No entanto, apesar das boas notícias, não posso deixar de reparar no panorama português: se por um lado a percentagem de desemprego aumenta, por outro confirma-se a escassez de profissionais na área das tecnologias da informação e com isso uma série de vagas que ficam por preencher, dia após dia.
Claramente vivemos numa época de mudança em que se torna extremamente necessário sensibilizar os jovens nas suas escolhas profissionais, reformular a educação e até recorrer em alguns casos à requalificação de pessoas. Só assim conseguiremos inverter a situação que vivemos atualmente. Aliada a esta conjuntura estão as fortes taxas de emigração, visíveis todos os anos, de profissionais qualificados.
O Web Summit vem demonstrar que fomos escolhidos, que existe valor dentro do nosso país e que somos capazes de entregar projetos inovadores, complexos e exigentes.
Aqui fica o meu apelo a todos os profissionais e futuros profissionais do mundo das tecnologias da informação: precisamos de todos porque hoje fomos nós os escolhidos. Esta é a nossa oportunidade.
O futuro avizinha-se dinâmico e empreendedor, nós vamos fazer acontecer e tu?